segunda-feira, 20 de outubro de 2014

[RESENHA] "MORRA POR MIM", DE AMY PLUM

Nome: Morra Por Mim
Autora: Amy Plum
Série: Revenants #1
Editora: Farol Literário
Onde comprar: Buscapé
Quando os pais de Kate morrem em um trágico acidente de carro, ela deixa sua vida para trás e vai morar com os avós em Paris. Para ela, a única maneira de sobreviver à dor é se jogar nos livros e na arte parisiense - até conhecer Vincent.

Misterioso, charmoso e muito bonito, Vincent ameaça derreter seu coração com apenas um sorriso. No entanto, Kate descobre que ele tem uma missão muito especial na Terra, e que está envolvido em uma guerra que vem sendo travada há séculos. Ela logo percebe que, se seguir seu coração, pode nunca mais viver a salvo novamente.


Resenhas 
| Série “Revenants”


  


Aqui somos apresentadas à Kate, uma adolescente americana que se muda para Paris, para morar com os avós por decisão de Georgia, sua irmã mais velha, após a trágica morte de seus pais em um acidente de carro.

As irmãs se dão muito bem apesar de serem muito diferentes, sendo assim, cada uma tem sua maneira de lidar com a dor. Georgia prefere ir a festas, conhecer novas pessoas e buscar a popularidade que costumava ter nos Estados Unidos, já Kate prefere a companhia de livros e obras de arte enquanto tenta superar sua perda.

Foi durante uma tarde, sentada sozinha em um café com seu livro que Kate viu Vincent pela primeira vez, encarando-a com seus profundos olhos azuis. Pega de surpresa pelo fascínio que sentiu, Kate certamente não esperava que um rapaz como ele pudesse se interessar por alguém como ela, mas quando um relacionamento ameaça florescer, a recente perda de seus pais faz com que ela fique receosa sobre possivelmente se apaixonar e depois ter seu coração partido.

O acaso faz com que seus caminhos se cruzem outras vezes, o que só faz com que o interesse dela pelo garoto aumente. Logo Kate percebe que por trás de toda a beleza Vincent guarda um segredo obscuro, mas não consegue evitar sentir-se atraída pelo jovem francês e é partir dai tem início um romance envolvente cheio de obstáculos, mistérios e perigos.
“Antes de mergulhar de novo no livro, dei uma olhada meio desinteressada em torno, mas meus olhos voltaram de repente quando notei alguém que me fitava através do terraço [...] Meu coração saltou dentro do peito, dando a impressão de que alguém tinha apertado meus pulmões, expulsando todo o ar. Eu não conseguia afastar o olhar [...] Ele se recostou para trás na cadeira, com aquele jeito francês elegante. Mas havia algo frio e duro na expressão de seu rosto, sugerindo que a postura tranquila era só uma fachada. Não que ele parecesse cruel. Era mais como se fosse... perigoso.” 
Amei cada parágrafo dessa história, assim como a maioria dos personagens. Kate e Vincent são absolutamente adoráveis, feitos um para o outro. Ele é um verdadeiro cavalheiro, romântico e com certo charme de bad-boy que arranca suspiros.

Kate é uma garota apaixonada por arte e literatura romântica que se fechou para o mundo após a morte de seus pais e por isso é bastante reservada no começo de seu relacionamento amoroso. Juntos eles aprendem a deixar o passado para trás e a se libertar dos fantasmas das pessoas queridas, buscando apoio no amor que ambos não esperavam encontrar.
"[...] Mas ainda maior era o desejo de dar a ele o que ele queria. Ampará-lo. Meu destino talvez incluísse ajudar Vincent a ver que poderia haver mais em sua vida do que vinganças. Que ele podia amar."
A maioria dos personagens são cativantes. Georgia, a irmã de Kate foi a que mais me desagradou, mas acho que essa impressão ruim que tive dela é mais pela falta de desenvolvimento da personagem, que não teve muito espaço na história.

A família de Vincent é apaixonante. Alguns são mais sérios e outros mais extrovertidos, mas é uma família unida onde eles protegem e cuidam um do outro.

Felizmente este ano tenho tido muita sorte com os livros que leio e com esse não foi diferente. "Morra Por Mim" não me decepcionou! Tem uma narrativa e história envolvente, você vai lendo e está sempre ansiosa para saber mais ou então ter um pouco mais do romance de Kate e Vincent. Sim, esse é mais um livro que vai te fazer sonhar com um garoto que dificilmente você vai achar por ai (que triste realidade), mas também tem muito mais do que um simples relacionamento adolescente.

O livro trabalha com a questão da perda de pessoas amadas e de como é preciso superar e seguir em frente, recomeçar de novo se preciso. O romance e a amizade trazem temas como a fidelidade, sacrifícios e sinceridade, mesmo quando a verdade é difícil de aceitar.
"Pensei em como, depois de tamanha perda, eu tinha encontrado alguém que me amava. Ele não o dissera, mas eu tinha visto em seus olhos, e lido nas palavras que ele escrevera [...] Embora ainda sentisse saudades de minha antiga vida, eu sabia que tinha recebido uma segunda chance. Estava bem ali, suspensa como um fruto maduro diante de meus olhos. Tudo o que eu tinha de fazer era estender a mão e pegá-lo. Mas primeiro eu precisava deixar partir aquilo a que me agarrava com todas as forças: o passado."
Eu amo livros com temas sobrenaturais e devo dizer que fiquei muito feliz por encontrar um tipo do qual não encontramos com frequência por ai. Nada de vampiros ou lobisomens aqui, os revenants gostam de ficar fora do radar. ;)

Os detalhes oferecidos pela autora Amy é algo para se notar. Agradou-me muito o modo como a história (história mesmo minha gente, tipo as grandes guerras do passado e tudo mais) foi abordada no livro para explicar sobre os revenants  e a vida dos personagens, acredito que isso certamente agradará aos leitores que curtem esses temas de guerras históricas. E tem também a maravilhosa cidade de Paris e seus charmosos cafés, a linda Torre Eiffel, os museus de arte e o rio Sena. Amy Plum nos faz sonhar com a “Cidade da Luz”.

Estou ansiosa pela continuação e para saber o resto da história dos revenants. Eu tenho muitas perguntas, inclusive uma que envolve o avô de Kate e que está inserida numa passagem do livro que poderia facilmente ser ignorada; também quero saber se Vincent vai conseguir manter a promessa que fez a Kate, além de outras perguntinhas que não vou falar para não dar spoilers.

2 comentários:

  1. Ahhhhhhh que eu adorei a resenha!! Eu estava querendo ler esse livro, mas não tinha certeza se eu iria m e agradar, mas pelo que eu li acredito que irei! Mesmo o livro se passando em Paris (não curto muito a França , desculpe) talvez o livro mude um pouco meu olhar sobre o lugar!! Adicionar a lista de vou ler!!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sonho com a França e a maravilhosa Torre Eiffel *---------------* Os detalhes e a forma como a autora descreve é tão < 3 Olha, eu recomendo esse livro sim. Estou ansiosa pela sequência e para reencontrar Vincent, meu novo crush ♥♥♥ HAHA
      Xx

      Excluir