quinta-feira, 27 de novembro de 2014

[RESENHA] "NÉVOA", DE KATHRYN JAMES

Nome: Névoa
Autora: Kathryn James
Série: Mist #01
Editora: Farol Literário
Onde comprar: Buscapé

Livro enviado como cortesia pela editora.
Meia-noite, uma névoa assombrada com umamá reputação. Uma festa de aniversário e Nellestá tentando manter sua irmã fora de perigo.Sem chance. Gwen desaparece na névoa.Apenas Nell tem uma pista de quem podeajudar a desvendar o sequestro: o misteriosoe atraente menino que ela conheceu nocolégio, o menino que ela pensou que fosseseu amigo... Evan River. Todas aquelashistórias que Nell ouviu de sua avó, contos defadas sobre meninas sendo capturadas porcriaturas mágicas... São verdadeiras. Essascriaturas conhecidas como Elfos são belas,ferozes, frias, e elas querem o seu mundo devolta. Uma batalha tem sido travada háséculos. A avó de Nell faz parte do grupo deObservadores e foi uma das responsáveis porprender os Elfos em campos de ferro isoladosna Sibéria. Somente Evan, seu fanático irmãoFen e algumas crianças Elfas ainda continuamlivres. Os Elfos querem vingança e agoramantêm Gwen aprisionada em uma fortalezaprotegida pela névoa. O preço para o seuretorno seguro? A libertação de todos os Elfos— mas os Observadores nunca irão concordarcom isso.


Resenhas | Série “Mist”


 


Com tantos comentários positivos e uma capa tão linda e misteriosa como essa, eu já estava esperando uma boa história. Pois fico feliz em dizer que o livro superou minhas expectativas.

Em "Névoa" conhecemos Nell, uma jovem de treze anos, quieta, observadora e um tanto quanto sonhadora. Por esses motivos ela ganhou fama de uma garota tímida, estranha e o pior, alguém que tem ciúmes da irmã mais velha - Gwen -, que é linda e popular.

Nell e Gwen cresceram ouvindo de sua avó histórias de contos de fadas envolvendo elfos e garotas que desaparecem para sempre em meio a uma névoa misteriosa.

A lenda diz que há muito tempo o elfo-rei teve uma filha com uma mulher humana. Sendo de espécies e mundos diferentes o casal teve desentendimentos que acabou com a mulher fugindo com a criança. Furioso por ser separado de sua amada filha, o elfo-rei lançou uma maldição que diz que a cada cem anos, uma garota humana será levada para dentro da névoa, desaparecendo para sempre.
“Escutem, crianças. Já ouviram falar das Garotas Perdidas? Elas entram nos bosques e nunca mais saem.”
Mas as histórias ficaram no passado. Agora ambas as irmãs cresceram e com personalidades contrastantes.

Nell - que é sempre tão solitária - finalmente conseguiu fazer um novo amigo. Frequentando a escola vez ou outra e lhe fazendo companhia durante o intervalo, Evan Rivers é o lindo e misterioso garoto que ninguém parece notar.

Enquanto isso, Gwen está prestes a completar dezesseis anos e não quer nada menos do que uma comemoração à altura de sua fama de abelha rainha. Mesmo com todos os avisos da avó e da mãe, ela decidiu dar uma festa e ainda acampar no meio do bosque, e não há nada vá fazê-la mudar de ideia. Nell - que de seu próprio jeito, está sempre tomando conta da irmã - vai a contragosto e cheia de maus pressentimentos, para certificar-se de que nada de ruim acontecerá a Gwen. No entanto seus temores se realizam, pois Gwen desaparece e ela não consegue fazer nada para evitar.

Em meio ao caos da busca por Gwen, boatos contam que ela poderia ter fugido com um garoto ou então está apenas pregando uma peça em seus pais. Afinal, a garota é a rainha do drama e pode muito bem estar fazendo isso para chamar atenção. Mas Nell sabe de coisas que os outros não. Ela sentiu algo estranho na noite em que a irmã desapareceu e sabe que o ser misterioso que ela viu entrar na névoa não é fruto da sua imaginação.

Sem amigos e ninguém que acredite nela, Nell mergulha no perigo desconhecido para trazer sua irmã de volta, pois sabe que ninguém mais o fará, porque eles não estão procurando no lugar certo.
“Não há mais ninguém para salvar Gwen. A responsabilidade é minha.”
Nell é uma personagem encantadora, inteligente, corajosa e bem resistente. Ela é completamente ‘na dela’, enquanto tenta ignorar os comentários maldosos dos seguidores de sua irmã mais velha. Embora isso às vezes a magoe ela não se deixa ficar por baixo, não abaixa a cabeça e resiste às tentativas de todos em transformá-la em mais um clone de Gwen.

Adorei acompanhar o crescimento dela durante todo o livro. Desde o começo já a achei bem madura para a sua idade, mas me surpreendi por ver que ela conseguiu se desenvolver ainda mais no decorrer da história, tendo mudanças bem visíveis.
“Por um instante Nell sentiu vergonha por elas. Tão superficiais. Por que se importara por terem brigado com ela?”  (Nell, após mais um confronto com suas ex-amigas)
O contexto da história é a luta entre elfos e humanos, inimigos desde os tempos antigos. Entretanto isso não impede Nell de fazer amizade com Evan, o lindo elfo que captou sua atenção desde o começo.

Evan é um garoto fofo de quatorze anos, mas com responsabilidades de gente grande. Ele vive para cuidar dos pequenos elfos enquanto Fen, seu irmão mais velho – e louco – está obcecado por seus planos de vingança e de libertação dos demais elfos adultos, presos em uma cadeia de ferro feita por humanos para enfraquecê-los. Em momento algum vemos Evan reclamando de sua posição, pelo contrário, ele vê não sua atitude (e até sacrifícios, eu diria) como uma grande coisa.

Foi impossível para mim não me apaixonar por Evan. Fen está incontrolável, auto-intitulando-se rei e querendo provocar caos no mundo, e tudo o que Evan pode fazer é concordar, mas não consegui julgá-lo por apoiar algo tão terrível.

Evan vive em melancolia pela família separada pela guerra, pelos surtos do irmão e pelos perigos constantes de sua espécie que vive sob o olhar dos observadores (grupo de humanos responsável por capturar os elfos). Ele tem todas essas preocupações e ainda sim se dedica a cuidar dos mais novos e ensiná-los a sobreviverem sozinhos.
— Quem mais nós temos? Apenas Fen.
Nell tocou o braço dele e uma pequena fagulha de estática estalou.
— Tem você. Você está salvando os Elfos aqui, não Fen. Você está cuidando de todos os outros e deixando as crianças felizes. Dando voltas com Bean na sua scooter.”
A família de Nell são outros personagens que eu gostaria de ver se destacarem mais nas sequências, sobretudo seus pais, Jackie e Tom. Ambos são policias, embora a mãe trabalhe em casos pequenos e o pai faça parte do departamento de investigação criminal. As reviravoltas no fim do livro me deixaram realmente animada e pensando que eles definitivamente terão um espaço maior no livro dois.

Na família temos ainda a avó, Druscilla Church. Ela é um membro importante dos observadores e embora suas ações contra os elfos sejam bem intencionadas, devo dizer que a odiei.

Mas Gwen foi de longe a personagem mais detestável. Chata, mimada, egoísta e superficial, a garota só pensa nela mesma. Mesmo quando estavam correndo grande perigo, ela ainda continuava vivendo em seu próprio mundo, onde ela diz e os outros obedecem.
"Mais um estrondo e um ruído de algo rasgando. Uma luz prateada brilhou sobre elas. Os cascos da criatura haviam partido o tronco da árvore de cima a baixo [...] Gwen fechou os olhos com raiva.
— Isso não é a minha festa. Eu quero a minha festa.
— Bem, desta vez você não terá o que quer. Pela primeira vez na vida."
Não vi os elfos como as criaturas terríveis que os observadores descrevem. É claro que pode haver um elfo do mal, mas também não existem humanos ruins?! Na guerra entre espécies ninguém está certo e cada um só está olhando para a própria causa. Os humanos dizem que os elfos são criaturas traiçoeiras, e estes dizem que os homens é que mantém o conflito por não aceitarem dividir o mundo. Eles já viveram em paz uma vez, por que não podem fazer isso de novo? É uma guerra sem sentido e os dois lados estão perdendo. Estou ansiosa pela continuação e principalmente, para ver o desfecho que a autora vai dar a essa luta entre humanos e elfos. 

Kathryn James criou um mundo mágico e maravilhoso, cheio de aventuras, lendas e personagens marcantes. A história possui ainda um romance bem sutil. Não é o foco, mas é bem claro que esse tipo de sentimento está à espreita nos personagens. O primeiro amor está florescendo, e Nell e Evan estão descobrindo esses sentimentos novos. Uma fofura só!

A escrita é leve e a leitura foi bem rápida. As tiradas sarcásticas da protagonista tornou tudo tudo ainda mais divertido. A autora conseguiu fazer algo que prendeu minha atenção e que me deixou sempre ansiosa para descobrir o que acontece em seguida. Todos os pontos soltos no livro foram preenchidos, mas há muita coisa que ainda pode acontecer. É a brecha para a sequência pela qual estou curiosíssima para ler.
 “Ele se inclinou e lhe deu um beijo no rosto. Um simples toque de seus lábios, mas lhe tirou o fôlego.
— O que foi isso? — ela disse, quando conseguiu falar.
Ele esticou as mãos para a rua e para a cidade.
— Veja, o mundo não explodiu. Acho que podemos ser amigos.”


4 comentários:

  1. Ai sua resenha me deixou interessado pelo livro *_* Parabéns pela resenha e mais uma vez pela sua parceira com a Farol!! Esse livro veio com marcador de texto? Estou ansioso por uma parceria!! Espero que eu tenha sorte!!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro foi além do que eu esperava. Leitura ótima e rápida. Estou super ansiosa para ler a continuação, mas o pior é lembrar que o terceiro livro ainda não foi publicado e você sabe o quão ruim é esperar por sequências D:

      Excluir
  2. Nossa, apenas agora vi essa resenha aqui! rsrs Mas foi a capa que me convidou a ler, muito linda e realmente, o livro parece ser muito bom! Parabéns pela resenha! xD
    Venho aqui também para falar que te marquei numa tag lá no blog,
    Beijos,
    rascunhosaraujo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim uma história muito boa. É fofa e viciante, e me fez querer mais. A capa é realmente linda e faz jus a história dentro do livro. Fico feliz que tenha gostado da resenha. Bjss =*

      Excluir