quinta-feira, 12 de março de 2015

[RESENHA] "A MAIS PURA VERDADE", DE DAN GEMEINHART

Nome: A Mais Pura Verdade
Autor: Dan Gemeinhart
Editora: Novo Conceito
Onde comprar: Buscapé

Livro enviado como cortesia pela Novo Conceito
NUNCA É TARDE DEMAIS PARA VIVER A MAIOR AVENTURA DA NOSSA VIDA.

Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.

Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças.

Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.

Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça.

A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.


 

Mark tem um plano. Em um dia qualquer ele deixa um bilhete para os pais e então foge de casa na companhia de seu fiel cachorro Beau, para tentar realizar seu maior sonho: escalar o Monte Rainier, uma das montanhas mais altas da América do Norte.

É claro que há um motivo para essa loucura de Mark. Já faz alguns anos que ele foi diagnosticado com uma grave doença e vem lutando contra ela desde então. Essa é uma batalha que foi vencida há algum tempo, porém a doença está de volta e Mark vê-se novamente seguindo a trilha de um caminho com hospitais, tratamentos e medicamentos, sem mencionar assistir ao sofrimento das pessoas que ama.

Cansado e desacreditado ele decide seguir seu sonho, mesmo que isso signifique a sua morte. E é assim que Mark inicia sua jornada, levando consigo nada além de uma câmera fotográfica, o fofíssimo Beau, uma mochila contendo os itens necessários para sua sobrevivência e claro, muita coragem.
 “Um garoto doente, fugindo de casa para escalar uma das maiores montanhas da América do Norte. Sozinho. É – sempre pareceu loucura.”
Mark é o tipo de personagem pelo qual você se encanta desde a primeira página. Ele é um garoto muito esperto e isso é perceptível através de seu plano bem elaborado, porém esse plano tem uma falha: Mark não se preparou para qualquer imprevisto. 

O caminho até a montanha guarda surpresas boas e ruins, que só servem para testar nosso protagonista. Todos os acontecimentos fazem Mark pensar em sua vida, nas pessoas que ele deixou para trás, nos estranhos que ele encontrou e se vale ou não à pena seguir em frente.
“Isto é uma coisa que eu não entendo: por que desistir sempre parece bom até que você o faça.”
Para cada capítulo, há um meio capítulo inserido, um trecho que mostra o ponto de vista de Jessie, a melhor amiga de Mark. Como melhores amigos, eles sempre contaram tudo e guardaram os segredos um do outro. Então, quando Mark foge, Jessie tem uma ideia de para onde ele está indo e aí se inicia um dilema: contar e salvar a vida de Mark, traindo sua confiança, ou deixá-lo seguir seu sonho?
“Será que ela deveria trazê-lo de volta e salvá-lo? Ou salvá-lo e deixar que ele fosse adiante?[...]O que uma amiga deveria fazer? Como ajudar quando ajudar e ferir são a mesma coisa?”
A leitura foi bem rápida, tanto por ter apenas duzentas e dezessete páginas, quanto por sua história bem escrita. Uma das coisas que eu mais gostei em "A Mais Pura Verdade" é o ritmo da narrativa. Dan Gemeinhart toma seu tempo contando aos poucos sobre a vida de Mark, mesclando sua aventura com suas memórias e isso não ficou nem um pouco chato. É um charme na narrativa que mantém o leitor interessado e esperando por mais detalhes sobre Mark.

A capa é simples e muito fofa, e eu amei a contracapa que imita a lista de Mark com os itens que ele levará em sua viagem. Não achei nenhum erro de revisão. A Novo Conceito arrasou com o trabalho feito e por trazer mais uma história emocionante, que vai fazer você querer pular para dentro das páginas e ficar ao lado de Mark -, ou então para roubar o Beau.


2 comentários:

  1. Ahhhh eu amei a prévia do livro!! E estou sinceramente esperando qua Novo Conceito me envie o meu prometido exemplar para que eu possa terminar de ler! O livro até onde li é realmente maravilhoso e a coitada da Jessie realmente se vê em meio a um dilema injusto! Super curioso para saber o final!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você receba seu exemplar e faça mais uma de suas resenhas maravilhosas. E realmente, fico com muita pena da Jessie. Eu nunca quero estar na posição dela, trair a confiança de um amigo ou deixar ele seguir seu desejo, mesmo sabendo que coisas ruins podem acontecer =/

      Excluir