domingo, 30 de outubro de 2016

[RESENHA] "COMO RECONQUISTAR SEU EX-NAMORADO", DE JANETTE RALLISON

Nome: Como Reconquistar Seu Ex-Namorado
Autora: Janette Rallison
Editora: Farol Literário
Onde comprar: Buscapé

Livro enviado como cortesia pela FAROL
“Aposto que Cinderela não se dava bem com os amigos do Príncipe. Ah, sim, claro que os cavaleiros e barões a suportavam por ela ser bonita e ter pezinhos delicados, mas dá para sacar que as duquesas e condessas do reino não queriam nem ouvir falar nela.”

É assim que Giovanna se sente quando está com as amigas do seu namorado, Jesse, afinal quem mandou namorar o cara mais gato, inteligente e cobiçado da escola?

O que ela não sabe é como sair de uma saia-justa quando seu irmão gêmeo, Dante, resolve concorrer à presidência do grêmio estudantil, batendo de frente com o melhor amigo de Jesse. Obrigada a tomar parte nessa disputa, Giovanna entra numa reviravolta emocional ao descobrir que fez uma coisa que não devia: terminou o namoro e agora Jesse está disponível para as duquesas e condessas da escola.

Para reconquinstar seu ex-namorado, Giovanna se vê obrigada a declarar guerra no reino escolar.

Enfrentando os últimos anos do colégio, a protagonista Giovanna tem tido mais atenção do que desejaria em sua vida. A garota poderia muito bem se encaixar em um grupo qualquer de alunas normais, se não fosse por seu envolvimento no roubo de sapos mortos do laboratório de Biologia e a suspeita (injusta) na participação do furto de equipamentos eletrônicos do local. Namorando Jesse, o garoto mais popular da escola, ela ainda tem que lidar com os amigos arrogantes e igualmente populares dele, uma tarefa difícil levando em consideração que eles não a aprovam por sua péssima reputação.

As coisas começam a se complicar quando Dante, o irmão gêmeo de Giovanna, resolve se candidatar a presidência do grêmio estudantil, concorrendo com Wilson, o melhor amigo de Jesse. O casal acaba apoiando lados opostos nessa disputa, que ganha uma importância maior do que deveria. Giovanna, agindo no calor de uma briga, resolve colocar um fim em seu relacionamento e percebe tarde demais o seu erro ao abrir uma brecha para que outras meninas tentem conquistar o coração de Jesse.
“Fato 1: Terminei com Jesse porque ele tinha sido desleal com Dante. Fato 2: Isso deve ter sido uma reação exagerada de minha parte, mas agora a gente estava brigado, e Jesse havia dito coisas que me irritaram. Fato 3: Porém eu também devo ter falado coisas que o irritaram, como quando gritei “Acabou”, numa sala cheia de gente.”
Ainda empenhada em fazer de seu irmão o presidente, a protagonista recruta suas amigas para lidar com uma nova preocupação: reconquistar o seu ex-namorado, antes que outra garota consiga fisgá-lo.

Giovanna me conquistou desde o início com seu jeito atrapalhado e sua teimosia. Ela é uma protagonista divertida, dramática e um tanto quanto azarada, que tenta ajudar os outros e por isso quase sempre acaba metida em alguma confusão.
“O único membro da família capaz de se preocupar comigo bastante a ponto de se levantar no meio da noite para ver se estou bem é o gato. Deve ser por isso que, de vez em quando, ele pula na minha cama e pisa no meu rosto. Para conferir se ainda estou respirando.”
Jesse não aparece tanto quanto eu esperava, mas sua participação é o suficiente para conhecermos seu caráter. Inteligente e charmoso, ele é super protetor com a namorada (ou ex) e tenta fazer as coisas da maneira correta, embora Giovanna as vezes não entenda – o que causa desavenças no relacionamento.

Dante é o meu personagem favorito. Muito mais relaxado que a irmã gêmea, ele é também muito esperto e se aproveita do impacto que as confusões de Giovanna causam em casa para conseguir ganhar coisas de seus pais, principalmente da madrasta, que por não conseguir "ser uma mãe" para a protagonista, acaba sendo muito rígida com a mesma.
“(...) esse era Dante, ele podia convidar mais de duzentas pessoas para uma festa em nossa casa sem se dar mal.”
“Como Reconquistar Seu Ex-Namorado” é o tipo de livro para entreter e divertir o leitor, e ele consegue cumprir muito bem essa função. Contado em primeira pessoa pela protagonista, a história é como uma comédia romântica deliciosamente envolvente e cheia de personagens extrovertidos causando muita confusão.

Escola, amizades, popularidade e romance permeiam a narrativa fluida e irônica, com uma série de acontecimentos rápidos que não deixam espaço para uma leitura maçante. O gostoso da história é que ela nos faz voltar à adolescência e ao período escolar do ensino médio, relembrando as relações com os amigos e também as rixas da época.
“Eu tinha terminado com Jesse, e de repente percebi que, apesar de tudo, queria ele de volta. Esqueça lealdade. Esqueça aquela eleição idiota. Eu só queria meu namorado de volta.”
Os personagens são bem desenvolvidos e cativantes; típicos adolescentes que se não estão entrando e saindo de várias confusões, estão envolvidos no meio delas enquanto tentam ajudar os amigos a se livrarem das mesmas.

Comecei o livro sem esperar grande coisa, mas logo nas primeiras páginas me vi mergulhada na história, rindo muito com as atrapalhadas de Giovanna e torcendo para que ela encontrasse seu final feliz. Não espere por um história do tipo incrivelmente f@d@na, “Como Reconquistar Seu Ex-Namorado” está mais para o tipo de narrativa leve e gostosa, perfeita para aqueles que procuram por algo apenas para descontrair. Apenas dê uma chance ao livro e então uma coisa é certa, as risadas são garantidas.


2 comentários: